buena-onda-logo

Buena Onda - 2006 - Todos os direitos reservados.

Discografia: Quaternaglia.

Release: Quaternaglia

Formado pelos violonistas brasileiros Fernando Lima, João Luiz, Fabio Ramazzina e Sidney Molina, o Quarteto de Violões Quaternaglia tem sido uma forte referência internacional de excelência artística e de ampliação do repertório para a formação. Em seus doze anos de atuação, o grupo vem estabelecendo um verdadeiro cânone de obras originais inéditas, quase todas escritas por compositores brasileiros, entre os quais Egberto Gismonti, Almeida Prado e Paulo Bellinati. Sua atuação começou a despertar o interesse da crítica internacional a partir de 1998 após a obtenção do "Ensemble Prize" no Concurso Internacional de Violão de Havana (Cuba) e da participação em importantes séries de violão e música de câmara dos Estados Unidos, como Guitarists of the World e The American Guitar Society Concert Series (Los Angeles), Fort Worth Classical Guitar Society (Dallas/ Fort Worth), Friends of Music (Stamford) e Round Top Festival Hill.

O lançamento do CD Forrobodó na Europa pelo selo Carmo/ECM (2000), produzido por Egberto Gismonti, foi o pioneiro registro de um repertório original de grande virtuosismo - quase integralmente dedicado ao próprio quarteto - que tem sido modelo para alguns dos principais ensembles violonísticos da atualidade. O CD Antique (1996), contendo transcrições de obras renascentistas, barrocas e clássicas, foi finalista do Prêmio Sharp na categoria "Música Clássica" e possibilitou ao quarteto receber o Prêmio Carlos Gomes da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo como melhor grupo de câmara do ano (1997).

Segundo os críticos do jornal Los Angeles Times, "o quarteto de violões Quaternaglia foi atraído pela oportunidade de adicionar experiência e tempero a um jovem gênero musical, criando um cânone de fogo" e "uma aura de pureza penetrou o concerto do quarteto de violões Quaternaglia, que preencheu todos os requisitos com serenidade e inteligência em sua estréia na Califórnia". Já o crítico do periódico Fort Worth Star Telegram afirmou "os quatro brasileiros tocaram todo o concerto de cor, com integração precisa" e "em concerto que emocionou uma multidão, cada detalhe de interpretação esteve em harmonia".

O CD de estréia do grupo, lançado pela gravadora JHO em 1995 com a primeira gravação da transcrição realizada por Sérgio Abreu das Bachianas Brasileiras n. 1 de Villa-Lobos e com a gravação integral da obra para quatro violões de Leo Brouwer, tornou-se um modelo de produção artística e técnica para grande parte dos trabalhos fonográficos do violão clássico brasileiro da segunda metade dos anos 90. A proposta ousada e madura do trabalho violonístico-camerístico do Quaternaglia foi imediatamente reconhecida por publicações especializadas como as revistas Classical Guitar e Les Cahiers de la Guitare.

Desde a estréia no exterior, no Festival Internacional de Violão de Montevidéu (1996), o grupo tem se apresentado em cidades como Buenos Aires, Caracas, Havana, New York, Atlanta, Miami, Los Angeles, Washington, Dallas, Houston, Princeton, Phoenix e Tucson, entre muitas outras. Também cabe destacar a atuação do Quaternaglia como solista convidado de diversas orquestras brasileiras. Entre as principais obras de seu repertório de concertos podem ser citadas o Concierto Andaluz de Joaquín Rodrigo, apresentado como parte das comemorações do centenário de nascimento do compositor no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, o Concerto para Quatro Violões e Orquestra, escrito especialmente para o grupo pelo compositor brasileiro Estércio Marquez Cunha e a estréia no Brasil do Concerto Itálico de Leo Brouwer.

Quaternaglia lançou em 2004 o álbum Presença (Paulus Music), com obras dos compositores brasileiros Radamés Gnattali, Tom Jobim, Sérgio Molina, Paulo Tiné, Douglas Lora e Rodrigo Vitta e realizou a estréia mundial de obras para quatro violões e orquestra de cordas escritas especialmente por Egberto Gismonti e Sérgio Molina para a apresentação do grupo no “I International Guitar Festival at Round Top” nos Estados Unidos. Durante a temporada de concertos 2005-2006 o quarteto lançou o seu primeiro DVD, Quaternaglia (Eldorado), gravado ao vivo no Auditório do Itaú Cultural, em São Paulo.

- ”Quaternaglia” (1995) -
- ”Antique” - (1996)
- “Forrobodó” - (2000)
- “Presença” - (2004)
- DVD - “Quaternaglia” - Ao Vivo - Projeto Toca Brasil (2005) -
                             

download

Descripciptivo Técnico.
Duración:
60 min.
Estílo Musical: Música Classica, Música de Câmara, Música Contemporânea Brasileira, Música Instrumental.
Descripción: En el programa de este mes recibimos al premiado cuarteto de guitarras “Quaternaglia”. En esta entrevista el guitarrista Sidney Molina cuenta la trajectória del grupo desde su formación hastá l os dias de hoy. Con cuatro CDS y un DVD este brillante grupo se tiene presentado por todo Brasil y en exterior con repertórios que van del Erudicto a la Música Popular Brasileña, con parcerias con los compositores Leo Brouwer, Egberto Gismonti, Paulo Bellinati, Sergio Molina entre otros. Escuche Ahora esta entrevista utilizando los íconos abajo.

<<Programa #10 - 2007 - Quaternaglia: “Una maravillosa variedad de estilos”.

quaternaglia2
quaternaglia3
quaternaglia4
quaternaglia5
quaternagliadvd
quater-03

Site: www.quaternaglia.com.br - e-mail: quaternaglia@quaternaglia.com.br

escuche ahora
mfb_style_cabecalho